recent

Titulo

Ciência decifra papiros queimados há 2000 anos

BBC BRASIL | EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
Decifrar um papel queimado já é quase impossível, mas cientistas franceses conseguiram alcançar o feito em papiros queimados por lava há 2000 anos, na região italiana do vulcão Vesúvio. Veja só!


Cientistas franceses em Grenoble desenvolveram uma nova técnica para analisar papiros de quase 2 mil anos de idade que foram queimados pela lava de um vulcão. Os papiros romanos pertenciam ao sogro de um dos mais famosos líderes da história, Júlio César. Eles foram encontrados em uma biblioteca de Herculano, antiga cidade romanda vizinha de Pompeia, na região onde hoje fica Nápoles.

O gás quente expelido pelo vulcão Vesúvio carbonizou centenas de papiros antigos no ano de 74 a.C., destruindo-os — mas também preservando-os. O problema é que, ao tentar abrir os rolos com os papiros carbonizados, estes se desintegravam.

Agora os cientistas usaram raios de fótons para detectar vestígios minúsculos de tinta e as marcas deixadas dentro dos rolos do papiro.

Eles analisaram como os fótons são desviados quando passam pelos papiros. Ao disparar estes raios de ângulos diferentes, eles podem construir imagens de cortes transversais dos antigos documentos.

Com este método os pesquisadores detectam o contraste que ocorre quando os materiais refratam os raios.


↪ É assim que ficaram os papiros queimados pela lava. Estranho não?

Nos papiros de Herculano, as letras pintadas com tinta se elevam a cerca de 0,1 milímetro da superfície do papiro. Esta minúscula elevação é o bastante para que os cientistas descubram onde está a tinta com a ajuda de um raio-X.

Carbono e refração


Emmanuel Brun, do Laboratório Europeu de Radiação Sincrotrônica, em Grenoble, na França, disse à BBC que “pelo fato de a tinta conter carbono, existem diferenças muito pequenas na posição”.

“Graças ao fenômeno, que é chamado de refração, podemos ver as minúsculas diferenças no desvio da luz. E isto faz diferença”, acrescentou.

Cortes transversais preservados dos papiros foram colocados em um computador e os cientistas analisaram as muitas camadas internas.

Com isso eles descobriram o que estava escrito nestes rolos. Esta foi a primeira vez em quase 2 mil anos que as palavras escritas nos papiros puderam ser lidas.


As técnicas modernas permitem que os cientistas consigam ler os documentos pela primeira vez desde que a erupção do Vesúvio os transformou em pedaços de carvão.

Para os estudiosos de documentos antigos, os chamados papirologistas, esta descoberta é um marco: a literatura antiga finalmente poderá ser desvendada.



O que acha dessa descoberta? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: BBC Brasil
Tecnologia do Blogger.