recent

Titulo

Correr ou andar: qual é melhor?

João Pinheiro + fontes
Aproveite as férias e pratique um esporte! Aqui vai uma dica: correr ou andar. Mas, qual é melhor: correr ou andar? Veja só!


Um estudo americano concluiu que corredores com 60 a 70 anos são mais eficientes em caminhar que idosos da mesma idade que só caminham.

A capacidade de andar tende a diminuir com a idade. Para testar se a caminhada ou a corrida podia retardar este declínio em idosos, pesquisadores da Universidade do Colorado e da Universidade Estadual de Humboldt [Califórnia] analisaram a biomecânica e o nível de oxigênio em corredores e caminhantes de 60 a 70 anos de idade.

Os corredores se saíram caminhantes mais eficientes do que os próprios caminhantes. Eles precisavam de menos energia para se mover ao mesmo ritmo que os caminhantes.

Na verdade, quando os pesquisadores compararam a eficiência da caminhada dos corredores mais velhos com a eficiência de jovens, que tinham sido medidos em experiências anteriores no mesmo laboratório, descobriram que os corredores de 70 anos de idade tinham aproximadamente a mesma eficiência que o típico estudante universitário sedentário.

Caminhantes mais velhos, por outro lado, tinham aproximadamente a mesma habilidade que pessoas da mesma idade que eram sedentárias. Ou seja, andar não impediu que as pessoas perdessem sua capacidade de andar com facilidade na terceira idade, apenas correr.

Porém, a biomecânica de corredores era quase idêntica à dos caminhantes, sugerindo que a eficiência do movimento dos corredores pode ser rastreada a um nível celular, ou à coordenação entre os músculos.

“Seja qual for a razão, a corrida definitivamente mitigou o declínio de outra forma substancial no andar que parece ocorrer com a idade”, disse Justus Ortega, da Universidade de Humboldt, que liderou o estudo.

Vale notar que os cientistas ainda não sabem com precisão quais são os efeitos potencialmente prejudiciais de exercícios fortes de resistência — alguns estudos sugerem que eles podem dar origem a problemas cardíacos. Moderação é a chave.



Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Você Sabia?
Tecnologia do Blogger.