recent

Titulo

Qual é o estado físico do vidro?

João Pinheiro + fontes
Como você já deve ter visto, o fogo não é de nenhum dos três estados fundamentais da matéria [veja o nosso post “Você sabe o que é plasma?”]. Mas e o vidro, é sólido? Veja só, é quase, mas não inteiramente! Entenda essa #DúvidaCruel.


Os cientistas classificam o vidro como um sólido amorfo, sem forma — algo como um sólido quase líquido, um meio-termo entre esses dois estados físicos. É a mesma categoria do plástico, por exemplo. A diferença principal entre a solidez de um pote de vidro e a dos chamados sólidos perfeitos é a organização das moléculas que compõem cada um desses objetos.

Em uma barra de ferro ou um pedaço de madeira, as moléculas aparecem impecavelmente ordenadas. Para visualizar isso, imagine-se em um metrô lotado. Ao entrar no vagão, todo mundo acaba apertado na mesma posição durante a viagem inteira, e a quantidade de passageiros em cada metro quadrado é semelhante.

↪ Com as moléculas acontece a mesma coisa. Se elas estão juntinhas e a força que as une é grande, elas acabam se ordenando da forma mais regular possível, em um tipo de arranjo que os físicos chamam de cristalino

Não fazem parte desse clube o vidro e outros sólidos amorfos, já que suas moléculas não têm uma estrutura tão bem definida. Nesse caso, é como se você entrasse num vagão mais vazio: a distribuição dos passageiros é irregular, e cada metro quadrado do vagão vai ter um número diferente de pessoas.

Na verdade, essa estrutura bagunçada é semelhante à organização das moléculas dos líquidos, mas o vidro não pertence a essa família porque uma substância realmente líquida precisa reunir uma série de propriedades específicasuma delas é tomar a forma do seu recipiente. Se você colocar água dentro de uma jarra, ela vai se adequar ao formato do objeto sem a menor resistência, coisa que não acontece com o vidro.

Exceção à regra
↪ BAGUNÇA SEMILÍQUIDA: O vidro tem moléculas mais distantes e ligadas de maneira bagunçada. É uma estrutura semelhante à dos líquidos, com a diferença que o vidro não reúne propriedades essenciais para ser considerado um deles, como ganhar a forma do recipiente em que é colocado, por exemplo
↪ DUREZA CRISTALINA: Em um objeto sólido perfeito, como uma colher de metal, as moléculas estão bem próximas umas das outras e aparecem perfeitamente ordenadas. A força que as une é grande e as ligações entre elas constituem arranjos que sempre têm a mesma forma geométrica

Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mundo Estranho
Tecnologia do Blogger.