recent

Titulo

TransProse, transformando livros em músicas

João Pinheiro + fontes
Ler é algo que desperta interesse em uns e temor em outros, mas a música não é assim... Já imaginou ouvir uma música que resume os livros? Pois é isso que faz o TransProse, programa que transforma textos em músicas!


Quem nunca leu um livro e imaginou ele na tela do cinema? Agora, quem já leu um livro e pensou em uma música inspirada nele? Ou melhor: feita por meio dos sentimentos que o livro passa? Isso é possível, e não é um ser humano quem compõe as canções... É um programa! O TransProse, criado pelo programador e artista Hannah Davis e o pesquisador Saif Mohammad, já transformou em música clássicos literários como Peter Pan, O Pequeno Príncipe e Laranja Mecânica.

O programa não cria as músicas diretamente dos livros. Primeiro, ele precisa determinar o humor da obra. Para fazer isso, o TransProse se baseia em uma lista de 14 mil palavras que estão associadas a oito emoções básicas — alegria, tristeza, surpresa, desgosto, medo, expectativa, raiva e confiança — e dois sentimentos — positivo e negativo.

Quando o TransProse avalia uma obra, ele a divide em quatro partes — início, meio inicial, meio final e fim — e, nesse momento, faz uso das palavras mais comuns para determinar qual o tom emocional geral do livro. Todo esse sentimento traduzido pelas palavras mostra como será a montagem da música: tempo, chave, notas e palavras. As versões de alguns clássicos da literatura mundial podem ser conferidas no site do TransProse.

Quer ouvir outros livros? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Superinteressante
Tecnologia do Blogger.