recent

Titulo

#SériePaíses: Canadá

João Pinheiro + fontes
How are you dude? Estamos de volta com os posts da #SériePaíses. Vamos falar do segundo maior país do mundo, logo atrás da Rússia. É o Canadá, o país das Cataratas de Niágara, dos Grandes Lagos, da CN Tower, do frio extremo e dos famosos que muitos acham que são americanos. Conheça um pouco mais desse país.


Conheça um pouco...

O Canadá é um país que ocupa a maior parte do norte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.
As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígenes. Começando no final do século XV, expedições britânicas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. A ampliação de autonomia canadense foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminaram os vestígios de dependência jurídica sobre o Parlamento Britânico.
Uma federação composta por dez províncias e três territórios, o Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II — um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — como chefe de Estado, sendo o governo dirigido por um Primeiro-Ministro, cargo ocupado atualmente por Stephen Harper.
É um país bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais, tanto a nível federal quanto na província de Quebec. Um dos países mais altamente desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.

Cheio d'água


O Canadá é o segundo maior país em área do mundo, atrás somente da Rússia. Muito do Canadá localiza-se em regiões árticas, assim, possui apenas a quarta maior quantidade de área arável do mundo, perdendo para a Rússia, China e os Estados Unidos.

Enquanto o Canadá ocupa uma área maior de que os EUA, possui apenas um nono de sua população. Cerca de metade do país está coberto por florestas boreais.

Entretanto, o Canadá possui vastas reservas de água: seus rios carregam cerca de 9% do abastecimento de água renovável do mundo, ele contém um quarto das áreas úmidas do mundo e tem a terceira maior quantidade de geleiras [depois de Antártica e Groenlândia].

Por causa da extensa glaciação, o Canadá tem mais de dois milhões de lagos: dos inteiramente canadenses, mais de 31 mil têm entre 3 e 100 km² de área, enquanto 563 são maiores que 100 km².

A hidrografia do Canadá tem como base a bacia hidrográfica dos grandes lagos e a do rio São Lourenço, que é o maior reservatório de água doce do mundo. Mais de 40% da população canadense está próxima à bacia hidrográfica dos grandes lagos, pois são uma grande fonte de renda para a região tanto dos Estados Unidos, quanto a do Canadá.

O Rio Mackenzie, um rio que nasce no noroeste do Canadá e deságua no oceano Pacífico, é a base da maior bacia hidrográfica do país. Mas não é muito aproveitado pela população local, pois não pode se navegar através dele durante sete meses do ano.

O Rio São Lourenço possui cerca de 1.197 km de extensão, e faz a ligação entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. O rio é totalmente navegável, e faz a divisa entre os Estados Unidos e o Canadá, por todo o seu percurso ele cruza importantes cidade como Ontário e Quebec.

Os Grandes Lagos, juntos, possuem mais de 246 mil km² e são ligados por estreitos, rios ou canais. Eles foram formados há cerca de 12 mil anos, durante a Era do gelo. Os Grandes Lagos são um grupo de cinco lagos que ficam entre o leste dos EUA e do Canadá. São formados pelo Lago Superior, Lago Michigan, Lago Huron, Lago Erie e Lago Ontário.

Embora os cinco lagos estejam em bacias separadas, eles estão interligados, formando um único corpo grande de água doce. Os lagos formam uma cadeia que liga o centro da América do Norte ao Oceano Atlântico. Do interior até a saída no Rio São Lourenço, a água flui do Superior para o Michigan-Huron (nesse caso, os dois lagos formam, juntos, um único grande lago), corre para o sul até o Erie e, depois, para o norte até o Ontário.

Os lagos são conectados com vários rios, e possuem cerca de 35 mil ilhas. A região dos Grandes Lagos não contém apenas os seis grandes lagos principais, mas também centenas de lagos menores, chamados de lagos interiores. Dos cinco lagos, o Lago Michigan é o único que se encontra totalmente dentro dos Estados Unidos, enquanto os outros formam a fronteira aquática entre os Estados Unidos e o Canadá.

Descendo as Cataratas num barril...


As Cataratas do Niágara [em inglês, Niagara Falls] são um agrupamento de grandes cataratas localizadas no Rio Niágara, no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre a província canadense de Ontário e o estado norte-americano de Nova York.

As Cataratas do Niágara são compostas por três grupos distintos de cataratas: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil [Véu da Noiva].

Embora não seja excepcionalmente alta, as Cataratas do Niágara são muito largas, sendo facilmente a mais volumosa queda d'água localizada na América do Norte.

Quando o volume de água é alto, cerca de 168 mil de água cai das quedas cada minuto, enquanto que a média é de 168.000 .

As Cataratas do Niágara são famosas por sua beleza, bem como são uma fonte valiosa de energia hidrelétrica e um desafiante projeto de preservação ambiental. Tendo sido um destino turístico muito popular no continente por mais de um século, as Cataratas do Niágara são divididas pela cidade de Niagara Falls (Ontário, Canadá) e sua vizinha homônima Niagara Falls (Nova York, EUA).

Dizem que as Cataratas do Niágara têm uma atração hipnótica que faz algumas pessoas terem uma compulsão incontrolável de pular e se juntar àquelas águas poderosas e turbulentas. Os policiais dizem que resgatam uma média de 20 pessoas por ano que escolhem as Cataratas do Niágara como o lugar para acabar com suas vidas. Mas há aqueles que decidem descer as Cataratas em nome da aventura e não do suicídio.

Eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que, com esse parágrafo, com o título desse bloco e com a animação acima da foto, muitos de vocês se lembraram do episódio do Pica-Pau, em que o pássaro maluco decide entrar num barril para descer as Cataratas, enquanto o guarda tenta impedi-lo. Será que alguém sobrevive a essa queda mesmo?

O que é necessário para descer as Cataratas do Niágara e permanecer vivo para contar depois? Um completo conhecimento sobre a física? Sorte? Total falta de medo? Desde 1901 [e provavelmente até antes disso], 16 pessoas desceram as Cataratas em nome da aventura. Uma delas foi em outubro de 2003. O desejo do grupo de experimentar o medo o levou até a beira das Cataratas e 52 metros para baixo em direção às águas turbulentas e geladas. Destas 16 pessoas, 11 sobreviveram, sendo que duas delas desceram duas vezes as Cataratas do Niágara. Algumas destas valentes pessoas gastam centenas de dólares [as economias de suas vidas, na maioria das vezes] construindo barris e outras embarcações para se proteger durante o terrível mergulho nas pedras e correntezas do rio. Outras descem sem proteção alguma.

Imagine a velocidade que você atingiria após atravessar as correntezas do Rio Niágara e então mergulhar nas Cataratas. Agora imagine a força de 2.271.247 litros de água por segundo caindo em cima de você, isso sem falar nas pedras contra as quais você se debate sob toda aquela água. As descrições das pessoas que já passaram por essa experiência dão uma noção do absoluto terror que é isso: “é como saltar em queda livre sem pára-quedas”. Mas, é claro que o problema não é a queda e sim a “aterrissagem”.

Em primeiro lugar, tem o perigo que você enfrenta dentro do próprio barril [se você usar um]. Quando você ultrapassa os 50 metros das Cataratas de Ferradura, ainda há mais 55 metros até o lago Maid of the Mist. As forças que podem fazer você se debater dentro do barril são muito fortes e o risco de contusões devido à aceleração e desaceleração da correnteza é extremamente alto.

Também há o perigo de bater nas pedras e ter o barril destruído. Se isto acontecer, você não terá proteção e poderá se afogar ou se debater nas pedras até morrer, tendo o perigo de ser “sugado” para trás da cortina de água e ficar sem ar antes de ser resgatado.

É claro que existem outros perigos e muitos dependem do tipo de embarcação que você está usando.

Pará aquático


Também em território canadense localiza-se a Baía de Hudson. Ela é uma baía localizada no nordeste do Canadá, incorporada no Oceano Ártico. Esta baía recebe a drenagem de uma enorme área, incluindo Ontário, Quebec, Saskatchewan, a maior parte de Manitoba, partes de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Minnesota e Montana e ainda da região sudeste de Nunavut. A baía de Hudson está ligada ao Oceano Atlântico pelo Estreito de Hudson e ao Oceano Ártico pela Bacia de Foxe.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa gigantesca baía canadense, ela possui o tamanho aproximado do Pará e do Amazonas, além de Angola, Níger, Peru e África do Sul. É mais de duas vezes maior que a França e cinco vezes maior que o Estado de São Paulo. Já deu pra se ter uma ideia de quão “molhado” é o Canadá.

A maior cidade do país


Toronto é a maior cidade do Canadá, a quarta maior cidade da América do Norte, e a capital da província de Ontário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário. A cidade de Toronto propriamente dita possui aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente. Seus habitantes são chamados de torontonianos [em inglês, Torontonians].

Toronto é a capital financeira do Canadá, e é considerada uma cidade global alfa, exercendo significativa influência em nível regional, nacional e internacional.4 e é considerada um dos principais centros financeiros do mundo. Toronto é o centro financeiro do Canadá, bem como um dos principais centros culturais e científicos. Toronto é o maior pólo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.

Em janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. É uma das cidades mais seguras do continente americano — sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer grande cidade estadunidense, e uma das menores do Canadá.

É lá que se localiza a enorme CN Tower. A CN Tower é o principal cartão postal de Toronto e o símbolo da cidade. Com 553,33 metros de altura, a torre está celebrando esse ano o seu 35o aniversário e já foi considerada a mais alta estrutura do mundo. O OiToronto subiu a CN Tower até o seu mais alto observatório, o Skypod, passando por todas as atrações que a torre oferece, como o chão de vidro, o restaurante 360 e o EdgeWalk, o mais alto passeio em círculo com mãos livres do mundo.


A Canada’s National Tower [ou CN Tower, como é mais conhecida] já foi considerada a estrutura mais alta do mundo, até perder o seu posto em 2007 para o Burj Khalifa, o arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes.

A torre possui uma escada com 1776 degraus. É considerada a escadaria mais longa do mundo, levando cerca de 40 minutos para chegar até o topo, e é aberta ao público duas vezes por ano para eventos de caridade. Um deles é o CN Tower Climb, que arrecada fundos para combater a mudança climática do planeta.

Ela continua sendo usada como torre de comunicações, prestando serviço para diferentes mídias, como canais de televisão, rádio e redes de celular. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis considera a CN Tower uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Também faz parte dessa lista a Usina Hidrelétrica de Itaipu, situada entre o Brasil e o Paraguai.

A torre fica toda iluminada à noite, graças a um sistema computadorizado que tem a capacidade de produzir milhares de cores e efeitos luminosos. Para saber a programação de luzes da CN Tower, basta acessar esta página.

Além do restaurante 360 retratado no vídeo, a CN Tower também possui o Horizons Restaurant e o Far Coast Cafe. Está aberta para visitação todos os dias, das 9h até às 23h, fechando somente no dia de Natal.

We No Speak Canadian


Essa não é uma nova versão da música que você deve ter lembrado. Quando algum português vem ao Brasil e diz que “vai pegar uma bicha”, a frase não cai muito bem. Ou quando ele fala a uma pessoa andando pela rua que ela é um “peão”. Estranho para o brasileiro. Na verdade ele queria dizer que “ia pegar uma fila” e que o carinha na rua é um “pedestre”.

Essas variações linguísticas também existem no inglês. Diferentes palavras nos EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, podem significar a mesma coisa, mesmo que não faça sentido às vezes. Um exemplo: Subway = Underground = Tube.

Pode ser que você fale inglês fluentemente, mas depois de chegar ao Canadá, provavelmente vai ouvir palavras que nunca ouviu antes. Às vezes, pode parecer que os canadenses têm uma interpretação especial do idioma inglês que nem os vizinhos americanos compreendem. Essa linguagem especial se chama “Can-Speak” (abreviação de “Canadian-Speak) ou “Canadianisms” e é a maneira dos canadenses se distinguirem do resto do mundo que fala inglês. Veja algumas das palavras Can-Speak:
— Loonie  Refere-se à moeda de um dólar. A moeda dourada ganhou seu nome por causa do pássaro impresso na superfície, o “Loon”.
— Toonie Refere-se à moeda de dois dólares (pronuncia-se “tu-ni”).
— Timmy’s ou Tim’s Refere-se ao Tim Hortons. Esta rede canadense de cafeterias foi nomeada em homenagem ao famoso jogador de hóquei canadense, Tim Horton.
Double-Double Se você está no Tim Hortons e quer um café com dois cremes e dois açúcares, peça um “double double”.
— Timbit Uma bolinha de rosquinha medindo aproximadamente o tamanho do buraco daquela rosquinha redonda furada no meio, vendida na Tim Hortons. Outras cadeias de rosquinhas copiaram o timbit, chamando-os de “doughnut holes”.
— Serviette Um guardanapo de papel. Se você pedir um “napkin”, os canadenses irão assumir que você está se referindo à variedade de pano.
— Eh Os canadenses muitas vezes adicionam o “eh” ao final de frases para pedir uma resposta de concordância ou discordância. “Looks like it’s going to rain, eh?”, o que significaria “Parece que vai chover, né?”. É mais ou menos como “bah”, “tchê”, “uai”, etc.
— Two-Four Se você está na “Beer Store” e você quer uma caixa de 24 cervejas, peça um “two-four”.
— Tuque É provável que você ouça muito esta palavra no inverno. Um tuque é um gorro usado no inverno.
— Toboggan Os canadenses gostam de esportes de inverno, especialmente de tobogã. Um tobogã é um longo trenó de madeira ou plástico utilizado para transportar uma ou mais pessoas para descer uma colina coberta de neve. Não esqueça de usar o seu tuque quando desfrutar de esportes ao ar livre.
— Klick Se você dirigiu 100 quilômetros, você pode dizer que dirigiu 100 klicks.
— Hydro Muitas empresas canadenses de energia elétrica geram energia à partir da hidroeletricidade. Os canadenses referem-se à conta de hidro, os pólos de hidro, fios de hidro ou um campo de hidro (um grupo de torres de transmissão de energia elétrica). “The hydro is out” significa que não há energia elétrica.
— Knapsack Crianças em idade escolar usam estes em suas costas. A mochila é também comumente chamada de backpack (pronuncia-se “nap-sac”).
— Pop Refere-se a qualquer refrigerante com gás, como Coca-Cola, Pepsi ou 7-Up. O termo usado nos EUA é soda. É como o nosso “refri”.
— Washroom É como os canadenses chamam o banheiro. Mas, se você perguntar onde é o restroom, o toilet ou o loo, eles vão entender que você quis dizer washroom.
— Eaves troughs Chamados de gutters nos EUA e na Grã-Bretanha, os eaves troughs são canais que ligam a parte de baixo do telhado de uma casa para coletar água da chuva.
— Poutine Esse “ataque cardíaco” em uma tigela é uma iguaria franco-canadense de batatas fritas com coalhada e banhado em molho de carne (pronuncia-se “pu-tin”).
— Beaver Tail Originado em Ottawa, esse pastel vem frito em forma de um rabo de castor e servido com uma variedade de coberturas, inclusive sorvete, maple syrup, açúcar em pó e frutas.

Toquezinho brasileiro no Canadá


Os coffee shops começaram a tomar conta de Toronto no século XX, graças aos imigrantes europeus que abriram estabelecimentos onde serviam expressos feitos nas máquinas importadas da Itália e de outros países. Nos anos 80, o cappuccino foi o responsável por atrair a clientela e aumentar o número de cafeterias na cidade. Desde então esse mercado não para de crescer.

O segredo para atrair tanta gente talvez não esteja somente no sabor, mas principalmente no conforto oferecido por esses coffee shops. Cadeiras e sofás aconchegantes, internet gratuita e uma variedade de jornais e revistas disponíveis para os clientes são apenas alguns dos atrativos. Um estratégia que parece realmente dar certo, e que fez com que cafés como o Starbucks se tornasse um império bilionário no ramo alimentício, ameaçando inclusive o espaço antes ocupado pelo McDonald’s como símbolo do capitalismo americano.

Diversas cafeterias com uma grande quantidade de franquias fazem sucesso na América do Norte, como a Second Cup, Coffee Time, Country Style e Timothy’s. Mas no Canadá, nenhuma delas é mais forte que uma marca de cafeteria canadense que conquistou o país e se tornou um dos negócios mais bem sucedidos da indústria alimentícia. A Tim Hortons, cafeteria da foto, teve sua primeira loja fundada na década de 60, em Hamilton (Ontário) e é tão popular que já faz parte da cultura canadense.

Como já foi dito, a cafeteria foi batizada com o nome do próprio criador, o jogador de hóquei Tim Horton, que junto com o sócio Jim Charade, deu início às franquias. São mais de 3000 lojas espalhadas pelo Canadá, sendo 249 delas somente em Toronto. Nenhum estabelecimento alimentício no país tem mais unidades do que a Tim Hortons (inclusive o McDonald’s).

O cardápio vai muito além de café e donuts. É possível encontrar uma série de muffins, croissants, sanduíches, biscoitos, sopas e até lasanha. Tudo com um preço bastante acessível, responsável por fazer com que a popularidade da cafeteria crescesse ainda mais depressa.

E você sabe de onde vem os grãos de café que são usados na Tim Hortons? Se você, por acaso, pensou em Canadá ou EUA está totalmente enganado. Porém, se, por acaso, pensou no Brasil, jogue na Mega Sena, pois você está muito bem no acerto. Segundo o site oficial da rede, a Tim Hortons Coffee Partnership [em tradução livre, Parceria de Café Tim Hortons] tem projetos relacionados ao café nas cidades de Perdões, Cana Verde, Ribeirão Vermelho e Santo Antônio do Amparo, todas em Minas Gerais. Além do Brasil, o site também fala do mesmo projeto na Colômbia e em países da América Central.

Bom de se viver


Algo que ninguém pode duvidar é que o Canadá é um ótimo país para se viver. Tenho certeza de que você sabe o que é IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano “mede” a qualidade de vida de um país e a compara com a dos outros, classificando os países em desenvolvidos, mais ou menos desenvolvidos ou subdesenvolvidos a partir da expectativa de vida, da educação e do PIB per capita.

A tabela ao lado é uma das mais recentes e mostra o Canadá na 11ª posição, logo atrás de Japão e Suíça. Os três se distanciam por 1 milésimo. Mesmo não estando nem entre os 10 primeiros, o Canadá é o recordista de primeiros lugares. São 8 no total, enquanto a Noruega, atual primeira, tem 7, o Japão 3 e a Islândia 2.

Além disso, a distância até o primeiro lugar é de apenas 44 milésimos. Enquanto isso, o Brasil está na 85ª posição, com um IDH de 0,730, atrás de países como Argentina, Omã, Venezuela, Líbia, Arábia Saudita, Cuba e Irã. Distante, não?

Bem, deu pra ver um pouco do Canadá. Espero que tenham gostado. Mais posts da #SériePaíses você encontra no Curioso e Cia. com a tag Série Países.

>>> POR QUE A #SériePaíses?
A #SériePaíses, do Curioso e Cia., tem um básico motivo: abrir os nossos horizontes. Estamos tão acostumados com a rotina brasileira, com o nosso estilo de vida, com o modo de agirmos e vivermos em sociedade. Então por que não conhecer outros países e culturas totalmente diferentes? Essa é a nossa proposta! ;D
Fonte: Wikipédia; Wikivoyage; Instituto Federal Catarinense; HowStuffWorks; OiToronto
Tecnologia do Blogger.