recent

Titulo

Casper, o gato que andava de ônibus

Por João Pinheiro
O Curioso e Cia. traz hoje pra você uma história um tanto bizarra. Já imaginou um gato que, todos os dias, pega o ônibus, passeia pela cidade e volta? Esse gato existiu. Casper, um gato da cidade de Plymouth (Inglaterra), fazia exatamente isso. Veja a história dele.


Nem todos os animais de estimação preferem viajar a pé. Alguns acham que o transporte público é a melhor maneira de se locomover. Na cidade inglesa de Plymouth, o gato Casper surpreendeu seus companheiros de transporte público por andar de ônibus sozinho. As reportagens são de 2009 e 2010.

Dia-a-dia de Casper


"Ele apenas entra e sai, como ele quer. Vai para um pequeno passeio", diz Karen Baxter, gerente de relações públicas da First UK Bus, empresa responsável pelos ônibus em Plymouth, segundo o site Peoplepets.com.

As aventuras do felino começavam no início da manhã, quando ele saía de sua casa em Poole Park Road para pegar o ônibus nº 3 da cidade em direção à Royal Parade. Ele esperava pacientemente na fila com os outros clientes de ônibus, e quando chegava, o gato saltava a bordo para se sentar em sua cadeira favorita, no meio.

Quatro anos atrás, Casper foi resgatado da Liga de Proteção dos Gatos (Cat Protection League, em ingês) por Susan Finden, moradora da cidade. De acordo com a BBC News, que originalmente relatou a história, Finden notou que Casper tinha um sentido misterioso de aventura diferente de qualquer outro de seus felinos geriátricos. Finden já havia recebido um telefonema de uma garagem que encontrou Casper a um quilômetro e meio de casa, e ela não tinha ideia de como o gato curioso poderia ter chegado lá.

"O motorista me disse que ele entra no ônibus o tempo todo", disse Finden ao jornal local The Herald Plymouth. "Eu não podia acreditar."

Finden escreveu recentemente uma carta ao First UK Bus, que pede para ficarem atentos ao gato. "[Finden queria que] motoristas apenas fossem cientes de que, se vissem o gato vir, não deixá-lo entrar no ônibus ou, quando ele estivesse no ônibus, para não chutá-lo para fora no centro da cidade, porque seria a quilômetros de distância de casa", disse Baxter.

"No Reino Unido, as pessoas com mais de 65 anos andam nos ônibus gratuitamente. Assim, estima-se que o gato tenha cerca de 111 anos de gato de idade, portanto tudo certo. Ele poderia viajar de graça", afirmou Baxter.

Morte do viajante


Um gato que se tornou uma celebridade por viajar Plymouth no ônibus morreu depois de supostamente ser atropelado por um carro.

O gato era tão conhecido no First Devon and Cornwall Service, que os motoristas sabiam até onde parar para deixá-lo sair. Sua morte foi anunciada em um aviso colocado na parada de ônibus da Casper por sua proprietária.

>>> ESPÍRITO LIVRE

"Muitos habitantes locais conheciam Casper, que amava a todos - ele também gostava das viagens de ônibus. Infelizmente, um motorista o atingiu e não parou. Casper morreu em decorrência de seus ferimentos. Ele fará muita falta ... ele era um animal de estimação muito amado que tinha muito caráter. Obrigada a todos aqueles com quem ele fez amizade."

O First Devon and Cornwall disse estar "devastado" pela morte do gato. Susan Finden disse que ele sempre foi um espírito livre.

Ele foi apelidado em homenagem ao personagem do desenho Gasparzinho (Casper, em inglês) por causa de seu hábito de perambular.

Finden postou uma homenagem para Casper no site do jornal local Herald e agradeceu os motoristas do First UK Bus por cuidar de seu animal de estimação muito bem. O site também recebeu homenagens à Casper de todo o mundo, incluindo os EUA e Austrália.

A empresa de ônibus disse que muitos de seus motoristas tinham manifestado simpatia por Casper à Sra. Finden.

Em um comunicado, um porta-voz da empresa disse: "Casper tocou muitas vidas e claramente teve uma vida muito excitante viajando ao redor Plymouth e quem sabe onde mais. Suspeito que agora ele está explorando o céu e está dizendo a todos os outros gatos lá em cima sobre as muitas aventuras que ele tinha".

A imagem do gato é usada em um dos ônibus da empresa.

Casper em livro


Em 2011, Susan Finden lançou o livro Casper, o gato-viajante, que conta um pouco sobre o gato.

“A incrível e inspiradora história de um gato que conquistou os corações de pessoas de todo o mundo. Casper tornou-se uma celebridade nacional quando os jornais divulgaram a história de um gato extraordinário que andava regularmente de ônibus, fazendo viagens de 18 km pela sua cidade, Plymouth, na Inglaterra. Enquanto a sua dedicada dona, Susan Finden, se perguntava por onde andava o seu elusivo gato, Casper ia alegrando a vida de inúmeros passageiros que andavam de um lado para o outro nos seus afazeres. Também os motoristas dos ônibus familiarizaram-se com Casper e a notícia percorria a central de transportes, alertando a equipe de que um passageiro muito especial poderia estar a bordo dos seus veículos.

Com efeito, tornou-se o mascote da empresa de transportes, e fotos de Casper e de Susan decoravam o veículo número 3. Quando Casper foi, de forma lamentável, morto por um carro no início de 2010, mensagens de solidariedade vieram de todo o mundo. Tornou-se imediatamente claro que Casper e a sua notável história haviam tocado a vida de muita gente.

Contado de uma maneira comovente pela sua dona, que o amava profundamente, Casper, o gato-viajante, é a história tocante de um gato branco e preto muito especial, que viajava de ônibus e que conquistou os nossos corações.”

Entenda de vez (em inglês)



Casper foi realmente um bichinho de estimação muito especial, que fará falta para bastante gente de Plymouth. Gostou desse post? Então entre nas nossas páginas de redes sociais e veja mais. Você também pode sugerir um post. Entra aí:
Fonte: BBC News; NY Daily News; Segredo dos Livros
Tecnologia do Blogger.